quinta-feira, 18 de julho de 2013

Óleo de Borragem

O óleo de Borragem  é um dos óleos mais saudáveis da natureza, é obtido das sementes da planta conhecida como borragem, pertence a uma grande família das Boraginácea. Originária do sul da Europa, mas agora cresce em toda a Europa, Norteamérica e Norte da África.
O óleo de Borragem foi usado desde os tempos antigos para melhorar a beleza interna e externa, demostrou que a semente de borragem possui ácidos graxo essenciais omega 3 e omega 6, os ácidos essenciais são importantes para manter a estrutura celular da pele.
Possui Enzima de anti-envelhecimento e pode ajudar a acelerar o processo de reparação da pele. Estudos recentes têm demonstrado que estimula a adrenalina. Muitas são as virtudes do óleo a partir deste vegetal comumente utilizados em dietas de emagrecimento pelas suas propriedades de limpeza e diuréticas e como fonte de muitos ácidos graxos essenciais, tão necessárias como fonte de prostaglandinas, precursores de hormônios que regulam diferentes funções do nosso corpo. Mas não só os ácidos graxos essenciais têm essa função, são também responsáveis para o bom funcionamento das células do corpo e do cérebro. Daí a importância do consumo.




Uso Terapêutico:


  • Efetivamente atua sobre o metabolismo de prostaglandina (PGE 1).
  • Também é reconhecido poderes de cura e sua capacidade de melhorar o eczema e a psoríase.
  • Alivia os síndromes de pré e pós-menstrual.
  • Pode ser usado na purificação de sangue, para aliviar a inflamação dos pulmões, o peritônio e os sintomas causados pela artrite.
  • Como um antidepressivos e tonificador do coração.
Propriedades:

Epiderme: Regula a secreção sebácea, possui propriedades adstringentes quando aplicado na pele, são úteis para a pele saudável e combater as rugas.
Sistema Reprodutor / PMS: Regula os estrogênios, progesterona e prolactina na fase lútea do ciclo menstrual.
Sistema cardiovascular: Inibe a Trombose, favorece a dilatação dos vasos sangüíneos e aumenta o ciclo AMP impedindo a síntese do colesterol.
Ação anti-inflamatória: inibe a síntese de substâncias inflamatórias e enzimas lisossomais.
Sistema nervoso: Atúa sobre o comportamento da boa transmissão neuronal.
Sistema imunitário: Estimula o hormônio tímico e ativa as células T.
Sistema hepático: Evita danos no fígado de alcoólatras.
Glândulas salivares e lacrimais, regula as secreções salivares e lacrimais.
Metabolismo: Reforça a ação da insulina e previne a proliferação de células anormais.
Sistema respiratório: Em caso de bronquite, possui propriedades expectorantes.

Entre em contato para saber como o Óleo de borragem pode ser melhor utilizado associado a homeopatia 

Farmácia Homeopática Campos
SCLN Qd. 316 Norte Bloco A Lojas 17, 19 e 33
camposfarma2009@hotmail.com
Telefone: (61) 3963-6735


HOMEOPATIA OU FITOTERAPIA ?

Veja as diferenças básicas e algumas novidades 



A terapia natural tem adquirido importância fundamental na medicina, apesar da diversidade de fármacos que vem sendo desenvolvidos pela industria. 

A Homeopatia é uma especialidade médica que surgiu há mais de dois séculos, através dos estudos de um médico alemão chamado Christian Frederico Samuel Hahnemann. Acredita que a doença é um sinal de desarmonia da energia vital do indivíduo e que temos um processo de cura natural que pode ser estimulado através do uso de substâncias diluídas e dinamizadas, usando a Lei dos semelhantes. 

Hahnemann notou que substâncias que provocam determinados sintomas no organismo sadio, ao serem administradas diluídas e dinamizadas no doente com estes mesmos sintomas, produzem um efeito de cura através do restabelecimento da energia vital. 

Porém a indicação e o uso destes medicamentos dependem de uma análise profunda da totalidade dos sintomas e somente o médico homeopata está habilitado a fazê-la. 

Existe uma grande confusão entre o que é Homeopatia e Fitoterapia, mas são terapias diferentes, pois a primeira, além da Lei dos Semelhantes, se utiliza dos reinos vegetal, animal e mineral para o preparo de seus medicamentos, enquanto que a segunda, apenas do reino vegetal. 

Em relação à Fitoterapia, algumas vantagens podem ser evidenciadas, como por exemplo, o fato de constituírem uma alternativa aos medicamentos sintéticos, com ausência de efeitos colaterais e o fator cultural, já que o uso de plantas medicinais é popularmente conhecido. Confira algumas novidades que tem sido amplamente utilizadas na prática médica atual: 

Yam mexicano 

Considerado um percursor hormonal natural que auxilia o organismo na produção de hormônios. Por sua ação semelhante à da progesterona, estudos médicos tem descoberto os benefícios do Yam mexicano relacionados à TPM, menopausa, osteoporose, sendo utilizado também em casos de deficiências circulatórias e nevralgias 

Isoflavona 

São fitoestrogenios retirados da soja, de atividade muito semelhante aos hormônios femininos, considerados vitais para a saúde da mulher. Seus ativos normalizam os níveis de estrógenos circulantes, diminuem a incidência dos sintomas da menopausa, osteoporose e cânceres estrógenos- dependentes. Também útil na redução da incidência de doenças do coração e nas disfunções das taxas colesterolêmicas. 

Migrafew 

é um vegetal conhecido popularmente como tanaceto, crisântemo de jardim ou feverfew indicado na prevenção e tratamento de crises de enxaqueca. Também utilizado para febre e artrite atuando semelhantemente ao A.S.S. sem produzir transtornos gastrintestinais. 

Citrin extract 

Potente extrato utilizado no combate ao excesso de peso e hipercolesterolemia, tem sua atividade relacionada a presença de ácido hidroxicítrico, princípio ativo que atua nos processos bioquimicos promovendo a queima de gordura corporal e influenciando o apetite através de mecanismos periféricos, não atuando no sistema nervoso.